Wahlberg começou uma carreira como ator, estreando no filme para a televisão de 1993 The Substitute. Sua estreia no cinema veio no ano seguinte, com o filme Renaissance Man, com Danny DeVito. Fanático por basquete, Wahlberg chamou a atenção dos críticos após aparecer no filme The Basketball Diaries, em 1995, no papel de Mickey, ao lado de Leonardo DiCaprio, numa adaptação cinematográfica do livro homônimo de Jim Carroll. Wahlberg também estrelou o suspense de 1996 de James Foley, Fear.
Conquistou muitas críticas positivas depois de filmes de sucesso como Boogie Nights (como Dirk Diggler), Three Kings, The Perfect Storm, The Italian Job e Four Brothers. Sua performance em Huckabees foi eleita a melhor performance de um ator coadjuvante no ano de 2004 na sondagem com críticos feita pela revista Village Voice. Wahlberg foi escalado originalmente para o papel de Linus Caldwell em Ocean's Eleven; Matt Damon, no entanto, acabou ficando com o papel. Ambos participariam, dois anos mais tarde, do mesmo filme, em The Departed. Wahlberg também foi considerado para um papel no filme Brokeback Mountain, que protagonizaria juntamente com Heath Ledger, porém Wahlberg alegou sentir-se desconfortável com as cenas de sexo do filme e seu papel acabou indo para Jake Gyllenhaal.
Wahlberg estrelou o drama sobre futebol americano Invincible, baseado na história real do barman que entrou para o Philadelphia Eagles, Vince Papale, e apareceu como o detetive boquirroto da Polícia Estadual de Massachusetts em The Departed, suspense de Martin Scorsese aclamado pela crítica, papel que lhe rendeu o Prêmio da National Society of Film Critics por melhor ator coadjuvante e indicações ao Golden Globe Award de melhor ator coadjuvante e ao Oscar de melhor ator coadjuvante. Atualmente é produtor executivo da série Entourage, do canal a cabo HBO, que é baseada vagamente nas suas experiências em Hollywood.
Wahlberg confirmou em 2007 que foi procurado para estrelar uma sequência de The Departed, que ainda estaria em desenvolvimento. O filme giraria em torno do seu personagem, o sargento Dignam, porém o projeto até hoje não saiu do papel por problemas envolvendo sua produção.